Governo do Estado agora sinaliza com obra de ‘Monotrilhos’ pela BR-116, a partir de Taboão, ligando o sistema à Linha 4-Amarela, que chegará à Vila Sônia em 2014
O governo do Estado busca alternativas para ligar as rodovias Raposo Tavares e BR-116 ao sistema do Metrô, e uma das alternativas no chamado ‘Projeto 2030’ é a construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O governador Geraldo Alckmin (PSDB) já teria se decidido a estender o Metrô até Taboão da Serra, mas esta alternativa também não deve sair tão cedo, talvez na próxima etapa da expansão, prevista para algo entre 7 e 10 anos.
Por enquanto, a ‘ViaQuatro’, concessionária da Linha 4 – Amarela (Vila Sônia-Luz) já anunciou que realizará uma integração Metrô-Ônibus entre Taboão da Serra e a estação Vila Sônia, prevista para ser inaugurada em 2014, antes da Copa do Mundo de futebol. A informação foi divulgada pelo jornalista Adamo Bazani, na rádio CBN. Os veículos serão modernos e do tipo articulado, e serão operados pela própria ‘ViaQuatro’, que tem planos de expansão dos serviços de mobilidade moderna para a Região Metropolitana de São Paulo, na área de sua concessão. O presidente da ‘ViaQuatro’, Luiz Valença confirmou a informação, afirmando inclusive que a intenção do governo paulista é realmente levar o Metrô até Taboão da Serra, e que esta ligação com Ônibus especiais seria realizada enquanto a obra não é concluída. O próprio Secretário Estadual dos Transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes já teria confirmado a extensão do metrô a Taboão.
A extensão entre Taboão e o Metrô por ônibus modernos já está prevista no contrato da ‘ViaQuatro’, segundo informa o presidente da empresa. A vantagem é que haveria integração física (acesso dos ônibus diretamente para a estação do Metrô) e tarifária, com um único bilhete para pagamento das duas viagens – ônibus-metrô – com preços menores do que em viagens separadas.
VLT
O governo paulista também tem um ambicioso plano de implantação do VLT (Veículos Leves sobre Trilhos), que poderá cobrir toda a extensão da Região Metropolitana de São Paulo, aproveitando o percurso das Rodovias Estaduais e Federais, interligando este novo sistema aos já existentes – Metrô e CPTM – fazendo finalmente uma rede de transportes públicos que evitaria o caos atual do trânsito em uma das maiores regiões metropolitanas do mundo. A Baixada Santista também terá um sistema semelhante, e a primeira fase ligaria as cidades de Santos e Guarujá.
Segundo fontes da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, estas obras seriam realizadas por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP). O VLT tem capacidade menor de transportar passageiros do que o trem e o Metrô, mas ganha em agilidade e capacidade em relação ao sistema único existente na Região Sudoeste, que é o de ônibus convencionais. O VLT é mais leve, tem trilhos enterrados, com emissão menor de ruídos, exige menos espaço, portanto menos intervenções urbanas e desapropriações.
VEJA A MATÉRIA SOBRE A LIGAÇÃO DE ÔNIBUS ENTRE O METRÔ VILA SÔNIA E TABOÃO:
Boa tarde Marcio gostei desta matéria e tenho defendido este projeto junto com o vereador Arnaldo da imobiliária,por gentileza confira no nosso site:www.http://www.vereadorarnaldo.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=5:trilho-sobre-rodas&Itemid=49 uma matéria a este respeito,
um grande abraço e muito sucesso.
Karlinhos Taboão
O Monotrilho seria uma grande revolução para o transporte da região afinal este sistema da EMTU já esta ultrapassado e sem uma fiscalização competente, aliás a Elizeu de Almeida seria a grande opção para para o Monotrilho .
Muito bom. mas, 7 á 10 anos é MUITO tempo!
vale lembrar que o transito já se instalou em Embu e Taboão.