Pesquisa do site ‘Congresso em Foco’ com jornalistas e internautas escolheu os melhores parlamentares do ano. PT foi o partido com mais nomes na lista, classificando 8 entre os 25 melhores políticos
O site ‘Congresso em Foco’ divulgou os nomes dos melhores parlamentares premiados por sua atuação no Congresso Nacional em 2011. O deputado mais qualificado segundo pesquisa realizada com a avaliação de 267 jornalistas e outra com mais de 90 mil internautas, é Chico Alencar, do Psol (Partido Socialismo e Liberdade) do Rio de Janeiro. Alencar é ‘bicampeão’ na categoria, já que havia sido eleito o melhor parlamentar do país em 2010. Deputado do partido de esquerda foi premiado por sua atuação em defesa da democracia e cidadania.
Todos os três únicos deputados do Psol no Congresso, pequeno partido de esquerda nascido de uma dissidência do PT em 2006, foram classificados entre os quatro primeiros. Além de Chico Alencar (1º), classificaram-se: Jean Wyllys (2º), também do Rio de Janeiro, e Ivan Valente (4º) do Psol paulista. Entre eles, apenas Manuela D’Ávila, do PCdoB do Rio Grande do Sul, que conquistou a terceira posição. Luíza Erundina, do PSB de São Paulo foi a 5ª colocada.
Do total de 25 deputados considerados os melhores do País, o PT conquistou o maior número de classificados, com oito parlamentares, sendo que o melhor posicionado foi Vicentinho, de São Paulo, na 7ª posição. Antes dele, na 6ª colocação aparece o novato ex-jogador Romário (PSB-RJ), novato na política e que tem se notabilizado pelo combate à corrupção na CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O atual presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) ficou com a décima posição.
Confira a lista divulgada pelo ‘Congresso em Foco’ dos melhores parlamentares do País, segundo a votação dos internautas:
1º – Chico Alencar (Psol-RJ)
2º – Jean Wyllys (Psol-RJ)
3º – Manuela D’Ávila (PCdoB-RS)
4º – Ivan Valente (Psol-SP)
5º – Luiza Erundina (PSB-SP)
6º – Romário (PSB-RJ)
7º – Vicentinho (PT-SP)
8º – ACM Neto (DEM-BA)
9º – Dr. Rosinha (PT-PR)
10º – Marco Maia (PT-RS)
11º – Delegado Protógenes (PCdoB-SP)
12º – Erika Kokay (PT-DF)
13º – Paulo Teixeira (PT-SP)
14º – Aldo Rebelo (PCdoB-SP)
15º – Henrique Fontana (PT-RS)
16º – Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
17º – Reguffe (PDT-DF)
18º – Domingos Dutra (PT-MA)
19º – Cândido Vaccarezza (PT-SP)
20º – Miro Teixeira (PDT-RJ)
21º – Roberto Freire (PPS-SP)
22º – Alfredo Sirkis (PV-RJ)
23º – Mara Gabrili (PSDB-SP)
24º – Carlos Sampaio (PSDB-SP)
25º – Duarte Nogueira (PSDB-SP)