Copa São Paulo de Futebol Junior é sucesso desde sua criação, em 1969, e reúne jovens de todo o País
A Copa São Paulo de Futebol Júnior começa nesta terça-feira (3) com as promessas de revelar novos talentos e a de dezenas de clubes, de alcançarem o título, desbancando o atual campeão da competição, o Flamengo, que em 2011 tirou a coroa da cabeça dos são-paulinos, campeões da versão 2010.
Iniciada em 1969, a Copinha, como é carinhosamente conhecida, está em sua 43ª edição, com a participação de 2.400 jovens de 96 times de todo o País, divididos em 24 chaves, alguns com tradição, outros completamente desconhecidos do público. O campeonato é curto, funcionando como uma pré-temporada, encerrando-se no dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo. Até lá, somente os primeiros colocados de cada chave avançam automaticamente para a próxima fase, além dos 8 melhores segundos colocados, por índice técnico (como por exemplo, vitórias e gols marcados), totalizando 32 times para a segunda fase.
Craques como Falcão, nos anos 70, e mais recentemente, Robinho, Diego (Santos) e Lucas (São Paulo) foram revelados na competição, passando para o profissional. Neste ano, uma das estrelas é Romarinho, do Vasco, filho do atual deputado e ex-jogador Romário. Em São Paulo, o único dos grandes clubes a jamais ter conquistado a Copinha é o Palmeiras, motivo suficiente para levar o verdão a sonhar com esse título, e mais, revelar algum talento para subir ao profissional, em tempos de vacas magras e um 2011 para riscar da história.
O maior vencedor da história da Copinha é o Corínthians, com 7 títulos em 14 finais disputadas, seguido pelo Fluminense, com 5 títulos, Internacional, com 4, e São Paulo e Atlético Mineiro, empatados com três conquistas cada. Dos paulistas, o São Paulo é o campeão mais recente (2010), seguido pelo Corínthians (2009), Portuguesa (2002) e Santos (1984). O melhor resultado do Palmeiras foi um vice-campeonato, em 2003.
HISTÓRIA
A Copinha, principal torneio sub-18 do País começou em 1969, organizada pela prefeitura de São Paulo, em comemoração ao aniversário da cidade, 25 de janeiro. Rapidamente a competição se nacionalizou, atraindo clubes de todo o País, e até alguns do exterior, convidados a participarem de algumas de suas edições. Em 1987, com a recusa do prefeito Jânio Quadros de patrocinar o evento, a Copinha foi assumida definitivamente pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
A Copinha foi um evento exclusivamente paulista apenas até 1970. A partir do ano seguinte, clubes de todo o Brasil passaram a integrar o certame, que passou a receber cada vez mais a atenção de olheiros, torcida, cartolas, empresários do futebol e da imprensa, fazendo com que os clubes passassem a investir mais na busca da revelação de novos talentos.
Até 2006 não havia uma regra definida sobre o teto de idade dos participantes, mas com a criação do Campeonato Brasileiro Sub-20 naquele ano, a Copinha passou a ser um evento exclusivamente Sub-18, fato oficializado em 2010. Os paulistas são os que mais participaram de finais da Copinha, ficando de fora em apenas quatro ocasiões, desde 1969.
(Márcio Amêndola, do Fato Expresso, com informações da FPF e da Wikipédia, a Enciclopédia Livre)
VEJA A TABELA COMPLETA DA COPINHA 2012
VEJA OS RESULTADOS DE TODAS AS COPINHAS, DE 1969 A 2011, EM: