Occupy The Little Taboão Square reuniu cerca de 40 manifestantes na Praça Nicola Vilvilechio; Internautas não bloquearam via.
O movimento que foi organizado pelos internautas, moradores de Taboão da Serra, por meio da rede social facebook – Occupy The Little Taboão Square – não atingiu seu objetivo desejado. Um pequeno grupo de manifestantes se reuniu na tarde de sexta-feira, 6, com o intuito de protestar contra o aumento da passagem de ônibus anunciada na primeira semana de 2012, que passou de R$ 2,70 para R$ 3,00. Organizados com cartazes, apitos e nariz de palhaço, os poucos “ativistas” presentes não bloquearam a via, aguardando o fechamento do sinal para bradarem contra o aumento da passagem de ônibus na cidade.
Os mais de três mil internautas que compartilharam da ideia de um ato pacífico contra o aumento da tarifa praticada no transporte público de Taboão da Serra, marcado para acontecer na Praça Nicola Vilvilechio, com a intenção de fechar uma das faixas da Regis Bittencourt, que cruza o município, não compareceram e frustraram a expectativa dos organizadores do movimento. Apenas alguns internautas estiveram no local e horário estipulado para manifestar seu protesto.
Indignados com o aumento da passagem decretada pelo Prefeito Evilásio Farias sem aviso prévio a população, os amigos Leonardo Xavier, Felipe Augusto e Bruno Menezes criaram uma comunidade virtual e convocaram os taboanenses para um ato pacífico contra a nova tarifa. “vamos lutar pelos nossos direitos e mostrar a nossa indignação por essa ‘palhaçada’ que estão fazendo com a gente”, foi o comentário divulgado na comunidade virtual do Occupy The Little Taboão Square.
Empolgados com o movimento que ganhou o noticiário mundial em setembro de 2011 – “Occupy Wall Street” – organizado inicialmente por ativistas norte-americanos para protestar contra os excessos e a falta de regulação do sistema financeiro mundial, os internautas taboanenses pretendiam articular um movimento que reivindicasse a revisão do aumento da tarifa dos circulares na cidade.
A iniciativa, apesar de aclamada por uma grande quantidade de usuários do facebook, moradores da cidade de Taboão da Serra, se mostrou frustrada pelo não comparecimento dos manifestantes ao local. Quem pôde passar pelo centro do município no final da tarde, apenas se deparou com algumas “caras pintadas” que venceram o clima de frio e chuva e empunharam cartazes e apitos no ato.
No local os presentes indicaram que tentarão novamente organizar o movimento e cumprir com o objetivo de fechar uma das vias da Regis Bittencourt, atraindo os olhares e a atenção da cidade para o que os organizadores denominaram como “palhaçada” contra os usuários do transporte público de Taboão.
*Alexandre Oliveira
Veja imagens criadas pela turma do movimento “Occupy The Little Taboão Square”
[oqeygallery id=12]