A atual secretária de Saúde do município de Taboão da Serra, Raquel Zaicaner, anunciou a reforma e ampliação da rede de UBS, na última Audiência da Saúde realizada na Câmara Municipal, dia 6 de junho. De acordo com a secretária, as Unidades Básicas Akira Tada, Suiná, Silvio Sampaio, Parque Pinheiros, Santa Cecília e Santo Onofre receberão investimentos de R$ 350 mil reais para o reparo nas instalações. Zaicaner também informou que a prefeitura irá construir a UBS jardim das Oliveiras, em lugar da já existente UBS Jardim Helena e a reforma tão esperada do PS Antena, alvo de inúmeras críticas em gestões passadas.
A prestação de constas realizada pela comissão de Saúde do município considerou os dados do 1° quadrimestre, ano este onde a pasta vem sofrendo duras críticas devido a falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde e a precariedade do serviço ofertado ao cidadão.
Raquel Zaicaner demonstrou os números que compõem os primeiros quatro meses de gestão da pasta e anunciou importantes investimentos na área. De acordo com a secretária, a situação encontrada após a transição de governo era muito preocupante. “Os médicos não queriam trabalhar aqui, ai e a gente tá ligando e dizendo: olha, é outro momento que estamos passando. A gente quer valorizar a saúde. É na base do telefone, cada um ligando pro seus amigos e pedindo pra vir se escrever aqui”, disse Raquel.
A secretária revelou que o município contava com apenas 700 horas médicas, forma com a qual é contabilizada a prestação de serviço médico na cidade. “Estamos agora com 1200 horas médicas, um incremente de 54% nesses quatro meses de gestão”, apontou.
Para melhorar as condições de parte das UBS da cidade, Raquel Zaicaner anunciou que a secretaria entrou com um pedido de recurso junto ao ministério da Saúde, para a reforma das unidades. De acordo com a secretária o investimento nas UBS será de R$ 350 mil.
“Também ingressamos no ministério o pedido de recurso para a construção da UBS do Jardim das Oliveiras. A gente vai tirar a unidade básica do Jardim Helena, que está no Maria Rosa, e essa unidade vai ser construída uma sede própria no Jardim das Oliveiras, que vai atender aquela região, com o Jardim Helena, Marabá e Henriqueta”, confirmou.
Outra notícia foi por conta da reforma do Pronto Socorro do Antena. Segundo a secretária de Saúde de Taboão da Serra, a unidade entrará em reforma nos próximos meses, mas seu atendimento não será paralisado. “O meu palácio de outono vai ficar lindo depois da reforma. Não temos mais mau cheiro no corredor, não temos mais cocô de pombo em todo o prédio. Temos as camas todas limpas, sem marcas de sangue. Temos profissionais trabalhando lá 24h por dia” disse. Raquel ainda afirmou que o tempo médio atual de espera para atendimento na unidade é de 40 minutos. “Nós tínhamos dias lá que o tempo de espera era de sete horas”, ressalvou.
A secretária de Saúde também informou que o prefeito Fernando Fernandes já contratou a empresa que fará a obra da reforma mesmo sem a verba ainda ter sido liberada pelo ministério da Saúde. “É importante ressaltar isso porque será uma obra de vulto que será feita com recurso municipal que gente acertar os tempos da obra. Vão ser tempos muitos difíceis, porque nós vamos fazer a obra sem fechar o atendimento. É trocar pneu com o carro andando num serviço que atende 600 pessoas por dia”, comentou a secretária.
Outra construção anunciada pela secretária é para o novo prédio do Serviço Especializado de Reabilitação (SER), onde atualmente se encontra em um prédio alugado com deficiências em sua estrutura. “A parte de trás desse prédio está cedendo. Como é um prédio alugado, nós precisamos saber o quanto a gente investe em prédio alugado, então estamos procurando um financiamento junto ao governo federal e estadual para construir um prédio próprio” informou.
*Alexandre Oliveira
O prefeito Rogério Lorenzetti, o secretário de Saúde, Agamenon Arruda de Souza e o vereador Antônio Alves da Silveira visitaram, na tarde desta terça-feira (19), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Ipê, que já voltou a prestar atendimento à comunidade depois de passar por uma reforma completa. Durante o período de reformas, o atendimento a UBS estava funcionando provisoriamente no prédio da antiga UBS do Caic.
Gostaria de saber se além das reformas feitas nos posto de Sáude o governo enviará remédios tipos de uso controlado, pois tomo remédios da pressão,tieroide, ASS entre outros de uso continuo e nunca os acho nos Posto em especial nos do Posto do akira e Intercap nunca tem remédio nenhum, ao invés de gastarem dinheiro com reformas porque não gastam em compra de remédios o povo agradece
Para manter os prédios bem conservados, todas as unidades da Rede passaram por reforma e algumas foram ampliadas, sendo a maioria creches.