O município de Embu, que em 2000 apresentava 207.663 habitantes (fonte: IBGE), e teve em 2009 a população estimada em 248.722, decorrente do aumento da infraestrutura ao longo de 10 anos, deverá permanecer com o mesmo parâmetro, pelo Censo do IBGE realizado neste ano. Com 94% dos setores da cidade recenseados, Embu das Artes apresenta até agora o número de 211.655 habitantes, faltando apenas 6% (dos setores) para o término do recenseamento 2010.
Em reunião realizada na Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu (ACISE), na segunda-feira, 18, a Coordenadora do Censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na região, Michele Cristiane, apontou que a pesquisa deste ano já visitou 60.709 domicílios na cidade. Os dados objetivos do censo que são disponibilizados pelo site do IBGE indicam 86% da totalidade do município recenseado (há setores com população variável), apontando o número de 214.881 habitantes em Embu, variação causada pela rapidez na atualização dos dados.
Sob os apontamentos preliminares, o número de pessoas por domicílio permanece com média de quatro integrantes por residência. Outros indicadores em destaque discorrem sobre a quantidade de homens e mulheres na cidade das Artes. De acordo com os dados apresentados, o município possui 48,5 % de homens contra 51,5% de mulheres em sua totalidade.
De acordo com as últimas estimativas oficiais realizadas no país pelo IBGE, o município de Embu apontou o crescimento anual de 0,19%. Segundo indicou a coordenadora do IBGE na região, foram recenseados 59.797 domicílios particulares na cidade até o momento. Ao todo cerca de sete mil residências foram encontradas vagas. Três mil moradias estavam fechadas, ou seja, seus donos não foram localizados em casa para responderem ao questionário do censo.
Na reunião na ACISE Michele lembrou que o IBGE tem a preocupação de orientar as pessoas que caso o recenseador não tenha ido ao domicílio de alguém, o morador pode entrar em contato com a sede da administração na região e agendar uma visita. “É importante frisar que nos domicílios que estavam fechados e por tal motivo não foram recenseados, seus donos ou ocupantes podem entrar em contato conosco e marcar a visita”, disse Michele, coordenadora da Pesquisa IBGE no município. Há cerca de 160 recenseadores atuando na cidade.
Outro dado importante foi sobre a quantidade de estabelecimentos de Saúde e Ensino existentes no Embu. De acordo com os apontamentos preliminares do censo, há na cidade 135 locais destinados à Educação e 54 destinados para Saúde.
Após a divulgação oficial dos dados apurados pelo IBGE, no dia 27 de novembro, o Brasil poderá saber curiosidades como qual é a quantidade de habitantes por Estados, Municípios e regiões, bem como o poder aquisitivo dos brasileiros, a taxa de pobreza no país, o número de pessoas por domicílios e a nova apuração sobre a quantidade de pessoas com acesso à internet em casa.
(Alexandre Oliveira – www.fatoexpresso.com.br)
Serviço:
Agencia IBGE
(11) 4666-5657 / Michele Cristiane
Postos de Atendimento
Posto 1
End: Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114
Centro – Prefeitura Municipal
Tel: 4785-3486
Posto 2
Av. Tereza, 60 – Valo Verde
E.E Solano Trindade
Tel: 4149-2192
Posto 3
Estr. de Itapecerica a Campo Limpo, 2673 / Jd – Santo Eduardo
Posto de atendimento da Prefeitura
Tel: 4244-9461