Resultados foram conquistados com a representação de alunos pela Prova Brasil; dados foram divulgados no mês de agosto.
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Mostrando progressão nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Embu das Artes superou a média nacional, apresentando resultados concretos em sua rede municipal de ensino. O Brasil, de acordo com os dados divulgados recentemente, atingiu as metas estabelecidas em todas as etapas do ensino básico — anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
IDEB – EM Marajoara também participou da Prova Brasil com seu ensino fundamental- Foto PMETE
Com a meta nacional projetada em 4,6 para o ensino fundamental (ideb 2011), Embu das Artes alcançou expressivos resultados para os anos iniciais (4° série/ 5° ano), alcançando a nota, obtida pela Prova Brasil, de 5.3; a marca superou a nota de 5.0 projetada para aquele ano. Além de ultrapassar a média nacional, a rede básica de ensino municipal já atende as projeções para 2013, até 2017.
No Ensino Médio (8° série/9° ano) o município das Artes teve a nota de 4.5, pela Prova Brasil de 2011. A média nacional para os anos finais, projetada pelos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ficou em 3.9. O Ideb para os anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal foi calculado em 5.222 municípios. A meta para 2011 foi alcançada por 4.060 deles (77,5%).
De todos os municípios submetidos à avaliação do Ideb para os anos finais do ensino fundamental (cerca de 4,3 mil), 62,5% atingiram as metas, que foram superadas também em todas as regiões do país. Em termos nacionais, incluídos ensino público e particular, foi igualada em 2011 a meta para o ensino médio, de 3,7. O indicador é obtido pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média de aprovação percentual.
De acordo com a secretária de Educação de Embu das Artes, o progresso obtido pela rede municipal de Ensino se deve a um trabalho amplo e pedagógico. “O sistema municipal de educação de Embu das Artes vinha cumprindo metas para alcançar o índice de 4.6 em 2009 e alcançamos um índice superior. O índice de 5.3, divulgado em 2012, é o resultado de um trabalho pedagógico cuidadoso, pautado nos princípios de garantia de acesso, com condições para permanência e sucesso na aprendizagem dos estudantes em nossas escolas”, disse a secretária de Educação Professora Rosimary Mendes de Matos. Embu das Artes investiu na sua rede de ensino no ano passado cerca de R$ 87 milhões. Em 2012 o valor investido subiu 18,3%, passando para R$ 103 mi.
Entenda as metas de qualidade para o Ensino
O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre a aprovação escolar (censo escolar) e médias de desempenho, geradas por meio de avaliações do Inep, Saeb e a Prova Brasil.
A série histórica de resultados do Ideb se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da OCDE. Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência.
Ranking das escolas
Em Embu das Artes a escola com melhor avaliação para os anos iniciais do ensino fundamental (4° série/5° ano) foi a Valdelice Aparecida de Madeiros Prass, no Jardim Santo Eduardo, que em 2011, pela Prova Brasil, atingiu a média de 5.8. A 2° melhor colocada foi a escola Antônia Augusta Delphina de Moraes, localizada no Jd. Santo Eduardo. A instituição de ensino fundamental atingiu a média de 5.6, superando a média nacional do Ideb. A instituição de ensino fundamental, Iodoque Rosa, no Eng. Velho, deteve a terceira melhor marca pelo Ideb, com a média de 5.6 respectivamente.
Para o ensino médio, a única escola pertencente à rede municipal de ensino a ter seus dados divulgados foi a Instituição Paulo Freire, no Jardim Santa Emília. A escola ficou a cima do projetado pelo Ideb nacional para a 8° série/9° ano, com a marca de 4.6. No município apenas quatro escolas não atingiram suas metas, ficando abaixo da margem esperada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Alexandre Oliveira, com informações do INEP e PMETE.