Debaixo de um sol escaldante feito na tarde de sábado, 25/8, um grande número de populares acompanhou a inauguração do mais novo centro de referência na gastronomia do município, o Restaurante Popular Josué de Castro, localizado ao lado da prefeitura. Com presença do deputado estadual pelo PT, Geraldo Cruz, o novo espaço dedicado a refeições populares foi entregue e agradou os presentes com tamanha qualidade empregada em sua construção. O novo restaurante oferecerá um cardápio simples, porém completo, a R$ 2,00 a refeição, servindo o público de baixa renda de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h.
Com o novo Restaurante popular, moradores que frequentam o centro histórico da cidade ou trabalham na região e sofrem com a falta de recursos para se alimentar poderão fazer suas refeições a um preço módico, tendo à mesa um cardápio enxuto com arroz e feijão, uma salada e uma opção a mais, popularmente conhecida como “mistura”, em acompanhamento ao prato do dia. A diversificação conta com um cardápio variado a cada dia. Há também no menu do novo Restaurante o item suco e uma fruta como sobremesa.
Segundo a nutricionista que coordenará os trabalhos do novo Restaurante Popular, Célia Balsi, os alimentos serão provindos do banco de alimentos, que tem como premissa a utilização de produtos da agricultura familiar no município. Célia, que se emocionou na inauguração do novo espaço gastronômico, agradeceu ao empenho de todos pelo projeto desenvolvido. De acordo com a nutricionista houve um amplo estudo a cerca de como seria o novo Restaurante e a inspiração maior se deu pela observação do espaço gastronômico de Diadema – SP.
Com um trabalho desenvolvido para atender a população de baixa renda, Célia comentou sobre o cardápio e o funcionamento do novo Restaurante Popular Josué de Castro. “No cardápio temos que respeitar o valor calórico determinado pelo PAT (Programa de Atendimento ao Trabalhador) que são 1400 calorias por refeição. Os pratos serão compostos de basicamente arroz e feijão, uma salada e uma mistura que poderá ser modificada a cada dia, além do suco e uma fruta de sobremesa”, disse a nutricionista.
Outra novidade é a entrega de refeições aos trabalhadores da prefeitura que desempenham seu papel diretamente na rua, em bairros afastados do centro Histórico. Como contou Bausi, o Restaurante Popular ficará responsável pela feitura e entrega de refeições ao contingente externo na prefeitura, humanizando o trato com os trabalhadores. “Atenderemos os trabalhadores que fazem a limpeza das ruas do município e muitas vezes acabam por se alimentarem com marmitas frias, em péssimas condições”, ressalvou Célia.
Geraldo Cruz, presente a inauguração do Restaurante Popular fez questão em reconhecer o papel das pessoas que atuaram para construir o novo espaço gastronômico. “Não basta você querer fazer e estar rodeado de pessoas que não tem vontade. E é gratificante sonhar e achar gente que sonha junto e se dedica ao projeto, como foi o caso das pessoas que se comprometeram para construir esse projeto”, comentou o deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, Geraldo Cruz.
Emocionada, a secretária de Assistência Social Selma Fernandes leu seu discurso em agradecimento aos trabalhadores que se dedicaram com o melhor de si para a realização de um “sonho”. Com voz embargada, Selma lembrou que o local do novo restaurante já foi uma delegacia, época de grande repressão no município das Artes. “Quando a gente lutava por direitos humanos, lá em 1980-90 a gente era muito reprimido, e eu fui uma das pessoas presas nessa delegacia quando nós estávamos reivindicando direitos e falar do Restaurante Popular é muito emocionante e isso tem um grande significado pra minha vida, poder hoje entregar esse projeto à nossa cidade”, disse Selma, que foi ovacionada em seu pronunciamento.
Representando o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), João Tadeu Pereira, se disse admirado com o novo restaurante lembrando que já esteve no município no ano de 2000 para a inauguração do Banco de Alimentos. De acordo com o representante do MDS, o novo Restaurante popular de Embu das Artes é o equipamento de número 95 inaugurado pelo MDS, com 140 mil refeições/dia servidas a população carente. Além dos restaurantes, são 641 cozinhas comunitárias instaladas pelo país e 73 bancos de alimentos. “As refeições que são servidas no restaurante devem atender a todas as normas da vigilância sanitária para funcionar, atendendo de forma correta a população que utilizar o espaço para suas refeições”, disse Pereira.
No primeiro dia de funcionamento, uma feijoada foi servida com salada e couve como acompanhamento. Com 172 lugares à mesa, o novo Restaurante Popular conta com a capacidade para fornecer 1000 refeições dia. Quem esteve presente no primeiro dia de funcionamento, na segunda-feira, 27/8, observou que a população ficou muito satisfeita com o atendimento e com a comida servida. A organização, comandada pela Nutricionista Celia Balsi agradou a todos.
*Gazeta da Região