Eduardo Taddeo, compositor e vocalista do grupo de rap Facção Central, estará lançando seu primeiro livro “A Guerra não declarada na visão de um favelado”, no espaço NH²Z do Ponto Cultural Zumaluma, em Embu das Artes, no sábado, 27/10, às 15h com tarde de autógrafos e shows.
O livro, que já vem sendo aguardado pela cultura hip hop desde 2008, retrata cruamente as relações violentas da vida cotidiana na periferia da metrópole paulistana, seguindo a mesma proposta artística de denúncia do Facção Central que alcançou enorme repercussão e chegou a ser censurado devido ao forte conteúdo de suas letras e até a prisão ilegal de seus integrantes, por “apologia ao crime”, após a veiculação do clipe “Isso aqui é uma Guerra”, em 1996 “. O grupo desde sua estréia já vendeu 500 mil discos.
Nascido e criado em favelas, Eduardo conviveu desde a infância com a violência social, tráfico de drogas, vícios, a violência policial, delegacias e presídios. “Um passado violento transformado em fonte de inspiração e traduzido em composições contundentes, que relatam a realidade cotidiana das camadas mais baixas da sociedade, além de criticar duramente aqueles que, na visão do compositor Eduardo, seriam os causadores dos problemas de violência social” – disse Kaab Al Qadir, diretor do Zumaluma.
Segundo Qadir, essa é segunda edição do projeto “Conversa-Ação” da Associação Zumaluma, iniciada há um ano e que tem como objetivo integrar a comunidade hip hop.
O espaço NH²Z do Ponto Cultural Zumaluma fica na rua Cerqueira César, 370 no Jardim Santa Tereza. Mais informações pelo telefone 11- 4244-1454 ou site http://www.zumaluma.org/
Arney Barcelos