Brasília – Um grupo de policiais começou a tomar depoimento de testemunhas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, que matou na madrugada deste domingo (27) pelo menos 232 pessoas. O dono da boate onde ocorreu o incêndio se apresentou à polícia para prestar esclarecimentos.
As informações foram dadas à Agência Brasil pela delegada titular de Restinga Seca, Elizabete Shimomura, que foi quem atendeu a ocorrência por volta das 3 horas da manhã. Ele não soube informar o nome do dono da boate.
A delegada disse que o trabalho de retirada de corpos da boate terminou e que o Instituto Geral de Perícias recolhe material genético para identificar os corpos. “A grande maioria dos corpos vai ser facilmente identificada pelas famílias, já que estão intactos. Provavelmente, boa parte das pessoas morreu por asfixia, poucos estão queimados”.
Os corpos estão sendo levados para o Centro Desportivo Municipal de Santa Maria, onde as famílias foram cadastradas para identificação das vítimas.
Prefeitura de Santa Maria decreta luto oficial de 30 dias
Brasília – O prefeito de Santa Maria (RS), Cezar Schirmer, decretou luto oficial de 30 dias devido à tragédia que resultou na morte de 232 pessoas em um incêndio nesta madrugada (27). O acidente ocorreu na boate Kiss durante uma festa universitária.
Ao decretar o luto, a prefeitura também prevê a contratação imediata de profissionais da área da saúde, incluindo psicólogos e psiquiatras, para dar assistência às famílias das vítimas.
Segundo informações divulgadas no site do município, Schirmer e a equipe de governo estão acompanhando de perto os desdobramentos do acidente e ajudando as autoridades competentes no socorro e no resgate das vítimas.
Corpo de Bombeiros revisa para 232 número de mortos em tragédia de Santa Maria
Atualização: Chega a 233 o número de mortos e 116 o de feridos no incêndio em Santa Maria (RS)
Brasília – O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, a cerca de 300 quilômetros da capital Porto Alegre, resultou na morte de 232 pessoas e não de 245, conforme anunciado inicialmente pelas autoridades locais. A atualização foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros no início desta tarde, juntamente com mais detalhes sobre as vítimas: são 120 homens e 112 mulheres mortos.
A quantidade de vítimas pode aumentar devido à evolução dos atendimentos médicos nos hospitais regionais, mas todos os corpos já foram retirados do local do incêndio. Segundo o major Cleberson Bastianello, representante do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar que comanda o Comitê Gestor de Crise do incêndio, 131 pessoas estão hospitalizadas.
De acordo Bastianello, a prioridade do Corpo de Bombeiros é dar assistência às famílias e acelerar a identificação das vítimas. O major confirma que alguns corpos já estão sendo liberados após o reconhecimento pelos parentes, mas não soube precisar quantas vítimas estão nesta situação.
O representante do Corpo de Bombeiros local não confirmou se as regras de segurança do estabelecimento estavam em dia ou se houve impedimento dos seguranças para a evacuação das vítimas. “A questão da causa do acidente e de como as vítimas estavam quando o resgate começou serão objeto de investigação da polícia”, afirmou à Agência Brasil.
– Informações, Agencia Brasil*
Santa Maria, 28 jan (EFE).- Em um ambiente de comoção, os moradores de Santa Maria (RS) começaram a sepultar nesta segunda-feira as jovens vítimas do incêndio na boate Kiss, que na madrugada de domingo deixou 231 mortos e pelo menos 112 feridos.