Notice: Trying to get property 'end' of non-object in /home/fatoexpresso/www/wp-content/themes/jnews/class/ContentTag.php on line 36
Por: Gabriel Fidelis
A história deste artista se confunde com a própria história da Feira de Artes e Artesanatos de Embu das Artes. Tudo começou por volta de 1968 quando esse mineirinho chegou e fincou os pés neste solo sagrado. Jofe diz ser autodidata, iniciou-se na arte muito jovem, aos treze anos de idade, brincando com pedra sabão. Hoje sua arte navega do estilo primitivo ao neo-expressionismo. Um dos artistas mais querido, amado, respeitado e admirado no mundo das artes.
Homem simples, de pouca fala porem, muito atento a tudo que acontece à sua volta. Quando chamado a participar de alguma discussão sobre temas ligados à arte, sempre sabe se posicionar de forma ativa e respeitosa. Um amigo muito especial. Um cidadão do bem, conforme relata seus amigos artistas.
Talvez, Embu das Artes ainda não se despertou no sentido de valorizar seus mestres….muitos foram embora (para pátria espiritual) sem ter em vida o reconhecimento devido. Jofe é um dos maiores escultores do Brasil, sua obra está exposta em vários países como: Canadá, França, Dinamarca, Japão, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Itália, entre outros e Embu das Artes finge que não o vê. Jofe esculpe sua arte ao ar livre em praça publica (Praça do Largo 21 de Abril), o que é muito bom, deveria ter mais e mais artistas fazendo sua arte ao vivo. Porém, o sol forte e chuva passam a ser um desafio à este Mestre. Será que não é hora de construir mais palhoças em volta da Praça do Largo 21 de Abril? Assim nossos artistas terão um espaço próprio para trabalharem suas artes ao vivo.
Jofe conviveu com diversos Mestres, como Assis de Embu, Sakai, Solano, Ana Moises, Cristo, Rivelini, Paulo Som, Gama e muitos outros. Diz ter pegado de cada um desses amigos Mestres um pouquinho de conhecimento que juntado ajudou-o muito em sua formação artística….Hoje, Jofe Santos dedica um pouco de seu tempo ministrando aula de escultura às crianças de nossa cidade no Museu Sakai de Embu.
Muito obrigado Mestre Jofe Santos….nós Embuenses agradecemos você pela pessoa que você é. Pelo artista que você é. Por você insistir em fazer um mundo melhor através da arte.
Obrigado…Obrigado….Obrigado MESTRE JOFE SANTOS.